O Ar condicionado e o sono

02/03/2011 15:43

 

Uma pesquisa publicada no Caderno de Saúde Pública de São Paulo, feita com 796 funcionários que trabalhavam em edifícios com ventilação artificial e com 204 que atuavam em locais com circulação natural de ar evidenciou o quanto o ar-condicionado é prejudicial.

Na comparação de resultados entre um grupo e outro, o primeiro pontuou mais em 15 dos 22 sintomas analisados. Os significantemente maiores podem ser agrupados em gerais (dor de cabeça, fadiga, sonolência, fraqueza, tontura e enjôo) e sintomas relacionados à irritação da membrana mucosa (irritação ocular, nasal e da garganta, resfriado, dificuldade respiratória e para dar foco à visão).

“As pessoas, em especial as mulheres, reclamam muito da temperatura do ar-condicionado (que de fato não pode ser menor do que 22ºC), mas esquecem que o frescor não pode ser a única preocupação. Com o aparelho, aumenta muito a emissão de CO2, responsável por mais sonolência, fadiga e enjôo”, afirma Marcelo Takaoka.

“Uma dica para amenizar o efeito é usar umidificadores. Quando a umidade relativa do ar está adequada – maior do que 60% – estas conseqüências do CO2 são amenizadas.”